Recentemente postei que no mundo afora a grade curricular para formar um odontólogo é extensa e equivalente a de um médico. Em alguns países até o curso é comum aos dois e depois de formados seguem especializações diferentes.

No site da SOEGO (soego.org.br) podemos ler o seguinte:

Outros países
Em alguns países, principalmente na Europa, a Odontologia é uma especialização da Medicina. O profissional se forma médico e se especializa no tratamento dental e todas as suas complexidades. Ao sair da faculdade o profissional é chamado de médico dentista, diferentemente do Brasil que o profissional da Odontologia recebe o nome de cirurgião-dentista.

Portugal é um dos exemplos mais claros disso, lá o médico dentista é responsável por diagnosticar e tratar doenças da boca e todas as estruturas anexas a ela, cuidando também da prevenção, assim como no Brasil. A diferença é que, no país europeu, para se tornar médico dentista o profissional se forma em medicina dentária se inscrevendo, posteriormente, na Ordem dos Médicos Dentistas.

O problema é a intrusão nos procedimentos médicos perpetrada pelos odontólogos.

Recentemente a estética foi invadida por estes procedimentos, além de harmonizações faciais, cirurgias plásticas nasais, orbitais e até genitais.

O mais impressionante é a gama de pessoas que insiste em defender que os dentistas podem realizar estes procedimentos e mesmo diante de uma proibição formal eles são realizados. Atos médicos por não médicos.

Abaixo algumas notícias a respeito do tema.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/05/03/mulheres-denunciam-dentistas-harmonizacao-facial.htm

https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2021/05/03/mais-mulheres-denunciam-dentista-que-deformou-rosto-de-pacientes-em-campos-no-rj.ghtml

https://br.vida-estilo.yahoo.com/pol%C3%ADcia-tem-36-den%C3%BAncias-contra-210400698.html

Se você é daqueles que se incomodam quando digo que DENTISTA NÃO É MEDICO, por favor, passe longe daqui busque auxílio profissional para seus problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 1 =